O que é Grama Sintética?

A grama sintética foi inicialmente desenvolvida para uso em campos de futebol, no entanto atualmente ela possui diversos usos, como decoração de ambientes internos e externos. A grama sintética é sinônimo de praticidade, sendo indicada para quem não tem disponibilidade para cultivar o gramado natural. No médio prazo, a grama sintética também apresenta a vantagem de não necessitar de manutenção periódica, reduzindo custos. Além disso, ela contribui para a limpeza do ambiente onde está instalada, pois absorve água e não libera partículas e fibras, sendo bastante indicada para o entorno de piscinas. Disponível em diferentes espessuras, a grama sintética pode se adaptar a diversos ambientes ou finalidades. Confira a seguir os modelos comercializados pela NewKap.

Como é a instalação da grama sintética?

A instalação da grama sintética pode variar dependendo do tipo de superfície a ser revestida. A aplicação em superfícies lisas, já com algum tipo de revestimento como cimento, cerâmica ou outros tipos de pisos frios, é feita utilizando-se cola de contato tradicional (à base de borracha de policloropreno, também conhecida como “cola de sapateiro”) espalhada pela superfície a ser coberta para a fixação da grama sintética. Já no caso de superfícies porosas como terra, grama, pedregulhos ou areia, a fixação é feita com grampos especiais que não ficam aparentes após a instalação. Caso o terreno necessite de nivelamento, este pode ser feita com aplicação de pó-de-pedra anteriormente à instalação.

Além do chão, a grama sintética também pode ser aplicadas em paredes para obter um excelente efeito decorativo com uma textura única. Neste caso, outras opções de fixação são possíveis como a utilização de velcro, que permite remoção fácil ou fita dupla-face para carpetes.

Conheça os diferentes tipos de grama sintética

10mm

Produção Nacional
Peso 1,25 Kg/m²

12mm

Produção Nacional
Peso 1,30 Kg/m²

20mm

Produção Importada
Peso 1,80 Kg/m²

30mm

Produção Importada
Peso 1,97 Kg/m²

Vantagens da grama sintética

Resistente a fungos

Pode ser instalado em áreas úmidas.

Resistente a luz UV

Protege as cores do desbotamento.

Fibras em polietileno

Base em polipropileno.

Durabilidade de até 3 anos

É importante a instalação ser feita por um profissional.

Como é a manutenção da grama sintética?

A grama sintética tende não necessitar de manutenção frequente devido à sua natureza hidrofóbica e permeável, porém caso necessário pode ser varrida com uma vassoura de cerdas macias e lavada com sabão neutro. É importante evitar a utilização de produtos abrasivos, solventes e produtos com cloro para evitar a perda da camada de proteção que evita que o produto perca suas cores originais. Em áreas externas, o acúmulo de água por tempo prolongado na superfície na qual a grama está instalada (por exemplo, com a formação de poças) deve ser evitado através do favorecimento da drenagem do solo, seja por permeabilidade, instalação de ralo ou desnível do terreno. A grama sintética apresenta boa resistência ao aparecimento de fungos, porém estes ainda podem se proliferar caso exista matéria orgânica entre as fibras.

Em caso de instalação em áreas internas, é possível fazer a manutenção simplesmente utilizando-se um aspirador de pó, evitando o atrito excessivo para não danificar as fibras, e um pano úmido, caso necessário.

Quer mais informações

sobre gramas sintéticas?